Terapia online pode ser uma alternativa para tratamento

O Instituto do Casal tem a opção de divã virtual e listamos algumas conveniências e alertas sobre a prática da terapia online

Passar por um processo terapêutico já é uma prática que tem ganhado espaço e que enfrenta, constantemente, quebra de tabus. Antigamente, as pessoas entendiam que quem necessitava de terapia estava doente ou era louco e, por isso, evitava entrar nesse processo de autoconhecimento, que faz tão bem para o indivíduo.

Em suma, a terapia exige um acompanhamento constante, que pode variar de caso a caso, a prática da terapia online, por meio de mensagens ou vídeo-chamadas, tem ganhado espaço pela possibilidade com relação à questão geográfica, o que também ajuda a otimizar o tempo do paciente. Mas, é a mesma coisa que fazer o acompanhamento presencial?

O Instituto do Casal acredita que o acompanhamento presencial é mais adequado pra ganhar a empatia do paciente e formar um vínculo de confiança entre paciente e terapeuta. Além de facilitar para trabalhar os processos decorrentes do tratamento e não apenas o conteúdo em si. Mas, isso não significa que o acompanhamento online seja um problema. Tudo é uma questão de adaptação. O que a gente recomenda é deixar a terapia online como opção apenas se o paciente estiver longe do consultório!

Quando trabalhamos com terapia online?

Questão geográfica

Essa é uma das vantagens mais procuradas pelos pacientes. Optando pelo divã virtual, o paciente fará as sessões em qualquer lugar, basta ter uma boa internet.

Pacientes que viajam e não tem uma rotina pré-estabelecida

Quando a pessoa viaja muito ou tem a agenda corrida fica mais difícil agendar sessões presenciais. No caso do Instituto do Casal, por tratar de terapia de casal, é necessário conciliar três agendas e que nem sempre estão em sintonia. Muitos casais que passam conosco tem exatamente a falta de tempo como um problema na relação. Se eles não têm tempo pra se relacionar em casa, imagina pra vir até a terapia presencial. Isso exige organização, esforço e vontade e muitos optam pela facilidade online pela questão geográfica.

Somos flexíveis na agenda, porém precisamos de organização

A frequência das sessões de terapia é definida caso a caso e depende do objetivo que, a pessoa ou o casal, espera para o tratamento. As sessões têm duração de uma hora e isso não é alterado quando é uma terapia virtual.

Como todo o processo, o terapeuta está à disposição do paciente para casos de crise ou alguma demanda de urgência e isso vale também na terapia online. Por isso, as pessoas confundem muito a flexibilidade digital com a falta de organização nos atendimentos. Não é por que atendemos online que estaremos disponíveis para fazer sessões por 24 horas via whatsapp, por exemplo. Portanto, existe ainda uma agenda para ser definida e o paciente pode ter flexibilidade de acordo com os horários disponíveis.

No Instituto do Casal somos especialistas em cuidar da relação do casal. Seja uma relação com dificuldades ou não. Tem dúvidas de como lidar com esse processo? Nós, Denise Figueiredo e Marina Simas, sócias-diretoras do Instituto do Casal, podemos te ajudar! Entre em contato pelo e-mail contato@institutodocasal.com.br  ou pelo telefone: (11) 99404-2702.

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Instagram: www.instagram.com/institutodocasal    

Facebook: @institutodocasal  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×