Por que comemorar mensalmente as bodas de casamento está na moda?

Quem não sonha em comemorar as bodas de prata ou de ouro no casamento? Afinal, quando uma união afetiva dura bastante é preciso mesmo celebrar, e isso não é novidade. A notícia é que agora alguns casais adotaram uma nova forma de celebrar o amor: comemorar o “mesversário” de casamento, com direito a flores, jantar e até mesmo festas.

Mas, será que isso é saudável para a vida a dois ou serve apenas para vender uma imagem pública de um casal feliz? Isso porque hoje em dia as redes sociais, como Facebook e Instagram, incentivam a exposição da vida sem filtros, ou seja, as pessoas postam de tudo um pouco, inclusive momentos mais íntimos.

As especialistas

Segundo Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e especialista em terapia de casais, as comemorações podem sim ser uma forma de investir na relação a dois. “Somos educados para sermos bons profissionais, investindo sempre na profissão. Porém, ninguém nos ensina que precisamos investir no casamento para que ele dê certo. Celebrar uma união afetiva é muito positivo para o casal, desde que seja verdadeiro e não apenas para expor nas mídias sociais a imagem do casal perfeito”.

“Essa celebração pode ajudar a confirmar a decisão acertada de estarem juntos, além de ser uma forma de reunir esse casal em um momento dedicado à relação, principalmente quando ambos trabalham e passam pouco tempo juntos ou têm pouco tempo para curtirem um ao outro”, explica Denise.

Para Marina Simas de Lima, psicóloga e especialista em terapia de casal, uma comemoração inusitada também é útil para tirar o casal da rotina, trazer uma sensação de importância e de confirmação em relação ao que estão comemorando. “Além disso, dá a ideia de unidade e de cumplicidade que ajudam a fortalecer a relação”, diz Marina.

“Vivemos em tempos de amor líquido, ou seja, hoje as relações não são pautadas no “até que a morte nos separe” e sim no “que seja infinito enquanto dure”. Desta forma, também precisamos analisar que comemorar todos os meses um aniversário de casamento pode estar relacionado a essa ideia da durabilidade das relações. Entretanto, relacionamentos amorosos felizes são associados  com saúde e longevidade”, explica Marina.

Alinhe as expectativas

Para evitar conflitos, o mais importante é conversar para alinhar as expectativas. Afinal, não é todo mundo que gosta ou tem motivação para esse tipo de celebração. Os casais podem usar a criatividade na hora de celebrar e vale tudo: um jantar em casa à luz de velas, um cartão, flores, fotos, uma música, chocolates, algo novo para usar na hora do sexo e por aí vai.

Portanto, vale lembrar que ambos podem e devem ter a iniciativa para comemorar. Organizar festas e surpresas não é algo apenas feminino. Tem homens que arrasam e surpreendem em suas ações.

E você, o que achou da ideia? Conta pra gente. Compartilhe com seus amigos.

Confira em nosso blog outros assuntos que podem te ajudar!
Tem dúvidas de como lidar com esse processo? Nós, Denise Figueiredo e Marina Simas, sócias-diretoras do Instituto do Casal, podemos te ajudar!
Entre em contato pelo e-mail contato@institutodocasal.com.br  ou pelo telefone: (11) 99404-2702

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/institutodocasal

Facebook: https://www.facebook.com/institutodocasal

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×