Perguntas Frequentes

A terapia é um processo de autoconhecimento que contribui para o entendimento de sentimentos, emoções, pensamentos, crenças e comportamentos.

Psicoterapia individual tem duração de 1 hora;
Psicoterapia de casal tem duração de 1 hora;
Psicoterapia familiar tem duração de 1 hora;
Psicoterapia em grupo tem duração de 1h30 a 1h40, a depender do tamanho do grupo.

A periodicidade da psicoterapia pode ser semanal ou quinzenal conforme a necessidade do cliente, do casal ou da família.
A abordagem do Instituto do Casal é a terapia sistêmica. Surgida nos anos 50 em Palo Alto na Califórnia, através do trabalho de Gregory Bateson. É uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências, ela enxerga cada indivíduo como um sistema e volta o seu olhar para as relações.
 
A Terapia de Casal é uma psicoterapia focada nos relacionamentos e tem o objetivo de instrumentalizar casais, ajudando-os a ampliarem suas respostas frente às mudanças, crises e conflitos conjugais.
 
A busca pela terapia se dá quando o casal não consegue conversar sozinhos sobre questões complexas e difíceis. A Terapia de Casal é feita em um ambiente seguro com todos os recursos e técnicas e na presença do especialista terapeuta de casal.
 
Não. O objetivo da Terapia de Casal não é juntar ou separar pessoas. E sim, possibilitar que elas conversem e por si só encontrem caminhos ou para desenvolver a proximidade, ter melhor qualidade em seus relacionamentos ou na busca de separações mais harmoniosas e conscienciosas.
 
Não. A Terapia de Casal é um serviço voltado a todas as pessoas que querem aprimorar seus relacionamentos. Noivos, casados, namorados, que moram na mesma casa, casais que moram em casas separadas. Todos são bem-vindos!
 
Claro que sim. O casal homoafetivo irá trabalhar suas dores, comunicação, sexualidade, dificuldades, limites, questões financeiras, assim como qualquer outro casal.
O Instituto do Casal zela pelo bem-estar da relação independente da orientação sexual.
A Terapia de Casal não decide se o casal irá se separar ou se continuará junto, ela é apenas uma possibilidade para o casal compreender a relação de forma mais completa e tomar a melhor decisão para o relacionamento.
A Terapia de Casal pode acontecer de duas maneiras diferentes. A primeira em função de uma crise, na qual o casal traz uma situação específica, que causa dor e desconforto.
A segunda é preventiva, onde o casal busca aperfeiçoar os aspectos inerentes à relação. Em ambos os casos o trabalho é focado e o tempo e ritmo definidos em conjunto com o casal e o terapeuta.
A Psicoterapia Familiar acontece com o foco nas relações estabelecidas dentro da família. A perspectiva de atendimento é centrada em uma abordagem sistêmica, que busca a compreensão dos problemas no sistema de interação entre os próprios membros.
 
A Terapia Individual é um processo que ajuda a entender e cuidar da mente, emoções, sentimentos e comportamentos.
 
A Psicoterapia em Grupo é uma modalidade em que diferentes pessoas em um ambiente seguro podem compartilhar suas dores e dificuldades. E também trocar experiências e aprendizados, apoiando-se e sentindo o suporte do grupo na superação de momentos complexos e difíceis. O terapeuta tem papel de mediador, cabendo a ele a organização das falas, dos tempos e o manejo das emoções. A experiência do terapeuta é fundamental para a construção de um grupo terapêutico.
 
O grupo traz para cada participante um fortalecimento e uma sensação de pertencimento no enfrentamento de dificuldades e dores. Espaços de compartilhamento geralmente têm uma função de relativizar as próprias dores e dificuldades, podendo contribuir na diminuição de ansiedades, pois traz para cada um a perspectiva de que não estão só!
Escutar diferentes ideias e novos pontos de vista sobre uma determinada situação pode ampliar a flexibilidade dos participantes, desenvolvendo suas habilidades sociais, emocionais e relacionais, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas envolvidas.
A Psicoterapia Online é realizada através de vídeo-chamadas com plataformas seguras. Utilizamos recursos mais apropriados para este tipo de modalidade interagindo com o cliente, trazendo dinamismo às sessões, com foco nas necessidades individuais e na solução das dores e dificuldades trazidas por eles.
 
A Psicoterapia Online é uma nova modalidade e tem sido cada vez mais utilizada. Ela é indicada quando o paciente não consegue chegar ao local da terapia por diferentes razões, por exemplo: isolamento social, agendas com muitos compromissos, falta de tempo, distância geográfica (país diferente, cidade diferente e ou na própria cidade, mas a uma distância do consultório que dificulta cumprir os horários semanais), entre outras razoes. O Instituto do Casal é certificado pelo CRP para atendimento nesta modalidade.
 
A Supervisão Clínica tem como objetivo construir um espaço de troca e compartilhamento. E ainda fortalecer o papel do terapeuta e ampliar seus recursos estratégicos e manejo na prática clínica nos atendimentos individuais, de casais, famílias e grupos.
 
O Instituto do Casal possui 2 endereços:
Unidade 1: Rua Itapicuru 369, conj. 1210 – Perdizes – São Paulo – SP
Unidade 2: Rua Francisco Leitão, 469, conj. 1608 – Pinheiros – São Paulos – SP

Qual é o telefone/WhatsApp do Instituto do Casal?
O telefone para contato é (11) 99404-2702, por chamada ou WhatsApp.

Qual o e-mail do Instituto do Casal?
O endereço de e-mail é contato@institutodocasal.com.br
×