6 fatos sobre as fantasias sexuais que você deveria saber

A pesquisa realizada pelo Instituto do Casal, em outubro deste ano, revelou que 72% dos casais conversam sobre fantasias sexuais. Porém, nos comentários, cerca de 16% das mulheres destacaram que consideram o seu parceiro careta, moralista ou sem criatividade quando o assunto é fantasia sexual.

Segundo Marina Simas de Lima, psicóloga e especialista em sexualidade e terapia de casal, a maioria das pessoas têm frequentemente suas fantasias sexuais. “Podemos chamar as fantasias sexuais de “alimento” da libido, ou seja, do desejo sexual. Cada pessoa cria sua própria fantasia com aquilo que mais lhe excita, pois a imaginação não tem limites e oferece a liberdade de experimentar várias situações sexuais, mesmo que apenas na mente”, explica Marina.

“É interessante observar que muitas vezes uma fantasia sexual pode expressar o desejo por um determinado tipo de relação, por sexo anal, ou transar com mais pessoas, etc. Entretanto, na maioria das vezes, cumpre a função de estimular o interesse pelo sexo. É importante ressaltar que quando um casal se sente à vontade para falar de seus desejos, passa a ter mais intimidade e compreensão sobre o que outro deseja”, explica Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e especialista em terapia de casal.

6 fatos sobre as fantasias sexuais

1- A fantasia sexual pode “acender” a libido

Pessoas com baixa libido geralmente têm poucas fantasias sexuais. Em muitos casos, conectar com as próprias fantasias pode propiciar ao casal ter uma vida sexual mais estimulante.

2- Aumenta o repertório

Depois de um tempo de relacionamento, é comum a vida sexual esfriar. As fantasias sexuais são uma ótima maneira de fazer com que o sexo saia da monotonia.

3- Homens x mulheres

Geralmente, as fantasias dos homens são direcionadas para o ato sexual e as mulheres tendem a romantizar mais situação.

4- Realidade x ficção

Nem tudo que se imagina vai ser realizado. O sexo deve ser algo lúdico e criativo. As fantasias são excelentes para trabalhar o lado divertido do sexo, porque dificilmente serão realizadas em sua totalidade, mas o simples fato de se imaginar em uma situação sexual não convencional, pode levar a um alto nível de excitação.

5- Nem mais, nem menos amor

Quando a fantasia sexual envolve uma terceira pessoa, mesmo que seja apenas na imaginação, alguns casais podem ter dificuldade para lidar com o ciúmes ou até podem surgir dúvidas sobre o amor e a fidelidade. A dica aqui é conversar e analisar se é meramente uma fantasia ou um desejo real e assim avaliar em que medida isso é saudável para o casal.

6- Há fantasias e fantasias: Quando a fantasia envolve diversão, prazer, amor e intimidade entre o casal é sempre bem-vinda. Porém, é preciso avaliar se a fantasia sexual não ultrapassa os limites do bom senso e da lei, obviamente.

Portanto, Lembre-se: O sexo pode ser muito bom e faz bem à saúde física e mental. Com uma pitada de fantasia pode ficar melhor ainda!

 

Confira em nosso blog outros assuntos que podem te ajudar!
Tem dúvidas de como lidar com esse processo? Nós, Denise Figueiredo e Marina Simas, sócias-diretoras do Instituto do Casal, podemos te ajudar!
Entre em contato pelo e-mail contato@institutodocasal.com.br  ou pelo telefone: (11) 99404-2702

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/institutodocasal

Facebook: https://www.facebook.com/institutodocasal

7 respostas

  1. Sou profissional da área e acho fundamental este tipo de prática, principalmente pelos casais que estão a muito tempo juntos,com o tempo realmente vira rotina e apimentar com algo diferente é muito bom, é sadio, agora claro que isto vale pra casais maduros

  2. Boa tarde!

    Tirem uma dúvida, please: dentro de um relacionamento sério, bem sucedido e estável de um casal que se ama de verdade (no meu caso, a minha namorada), seria uma espécie de fantasia ela querer ter um Facebook alternativo para ficar postando comentários de duplo sentido (sexual) e fotos (dela, trocadas somente pelo casal) para os colegas (homens) ficarem a desejando e chamando de “gatinha”, “gatinha sapeca”, “linda como sempre”, “gatosa”, “oncinha” e fofinha?
    Ela me contou que tinha esse Face alternativo mas não falou dessas postagens e, simplesmente, ela não acha isso errado e via como algo normal. Claro, eu não gostei, achei um desrespeito e terminei o namoro.
    Se for mesmo fantasia, eu deveria ter considerado as qualidades prá relevar (pq acho que é traição sim) ou falar o meu ponto de vista (traição) e se ela ia parar ou não prá gente continuar?

    Detalhe: ela chegou a desativar esse Face alternativo enquanto a gente namorava mas, logo que o namoro acabou, ela voltou a adicionar esses colegas no Face atual.
    (Isso entra no meu argumento prá ela de que ela não tinha desativado antes pq ela entendeu que ela estava errada mas, sim, apenas prá me agradar pq, bo fundo, ela não queria perder essas amizades!)
    Ah, eu já tava me esquecendo que ela é ciumenta!
    Como pode uma pessoa ciumenta achar isso certo e normal?

    Obrigado!
    Matias
    (Sp 23/04/2020 -12:43)

    1. Matias, em uma relação a dois existem muitas diferenças. Algumas são negociáveis e outras não. Dentro da relação de vocês seria necessário conversar sobre essa situação e negociar essas diferenças, é importante você saber claramente quais são seus limites.
      Saiba que não existe o certo ou o errado e sim uma conversa, um diálogo e algumas negociações em casal e que vocês dois fiquem confortáveis com a situação. Se precisar entre em contato conosco por email contato@institutodocasal.com.br ou pelo whatsapp (11) 99404-2702

    2. Matias, ter um email “alternativo” faz parte como interação para conversar e justamente trocar idéias para turbinar relacionamentos! A questão é te-lo com pessoas em que o encontro possa ser viabilizado (círculo de amizade e/ou mesma cidade)! Numa ocasião em que frequentava chat, conversei com um internauta sobre algumas experiências homo e beirou até como transa virtual mesmo que escrita! Numa ocasião viajei de férias a cidade dele, mas sem imaginar que sendo cidade de médio porte o encontraria! E o inevitável aconteceu, transamos umas 3x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×