Como aumentar a libido e resgatar o prazer no relacionamento

Você já se perguntou como aumentar a libido e o prazer no relacionamento?

Uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge pelo Professor David Spiegelhalter demonstrou que os encontros sexuais tem diminuído drasticamente desde 1990.

Já em 2016 o Instituto do Casal realizou uma pesquisa e constatou que 55,9% dos casais estão insatisfeitos com a vida sexual.

A falta de desejo sexual pode estar contribuindo para isso e a dúvida de como aumentar a libido tem sido recorrente nos atendimentos terapêuticos.

Neste artigo abordaremos questões para contribuir com o seu conhecimento e levá-lo a identificar alternativas de como aumentar a libido e obter uma relação mais satisfatória.

Desejo sexual, motivação, impulso, prazer, não é tudo a mesma coisa?

Bem, vamos começar a compreender a diferença desses termos e ajudar você a se conhecer melhor e a montar estratégias de como aumentar a libido.

Desejo sexual

É o que estimula uma pessoa a manter uma atividade sexual.

Varia de pessoa para pessoa, podendo sofrer impactos ao longo da vida como: stress, alcoolismo, outras comorbidades, dificuldades financeiras, mudança no ciclo vital da família, entre outras razões.

Motivação

É o que chamamos de “o lado psicológico do desejo”, é algo externo a você, que te desperta uma intenção e uma disposição ao encontro sexual.

Impulso

Se refere a uma resposta corporal ao desejo. Está relacionado com o biológico, sendo os hormônios protagonistas em muitos momentos dessa vivência. As características do impulso compreendem sensações corporais que podem incluir o genital.

Prazer

Significa uma sensação ou emoção agradável ligada a satisfação de uma vontade, podendo ser sexual ou não.

Como aumentar a libido talvez não seja a chave da questão, há uma perspectiva mais ampla a se analisar:

Mesmo quando o prazer sexual não está tão presente e um dos parceiros não conseguem compreender como aumentar a libido para a atividade sexual, o casal pode se sentir realizado ao preservar a vida em parceria.

A psicóloga Denise Figueiredo, terapeuta de casal, família e cofundadora do Instituto do Casal, explica que alguns casais podem criar um laço afetivo sem necessariamente terem uma vida sexual ativa: “O abraço, o andar de mãos dadas, o beijo romântico, o cafuné, o dormir juntos, além do companheirismo, a fidelidade, ver a família crescer ou ter projetos também podem ser fontes de prazer para o casal.”

Para a psicóloga Marina Simas, terapeuta de casal, família e cofundadora do Instituto do Casal: “passar mais tempo juntos, viajar, compartilhar sonhos, realizar atividades físicas, oferecer uma boa educação para os filhos, representam também atitudes que podem trazer o prazer não sexual para o relacionamento”.

 

Você faz parte desse grupo de pessoas que se sente feliz e realizado no casamento, mas quando se trata do prazer sexual se sente insatisfeito? Sente que precisa compreender como aumentar a libido e desempenhar um sexo perfeito para cumprir expectativas em seu relacionamento?

Pois é, para essa questão é fundamental que você desenvolva na sua relação o que chamamos de ‘comunicação sexual’.

A comunicação sexual pode ajudar a compreender como aumentar a libido

A princípio, todo mundo possui algum desejo sexual,  mas nem sempre essa libido aparece da mesma maneira ou com a mesma  intensidade entre ambos.

Um casal pode se amar e querer permanecer casado, mas não sentir sintonia em relação ao quesito sexual, o que pode gerar um impacto negativo no relacionamento.

Não existe periodicidade sexual indicada em um relacionamento.

 

Para alguns casais, há a necessidade de transar todos os dias. Ao contrário para outros, a cada duas semanas. Outros, ainda, ficam mais de um mês sem relação.

Ainda mais, mesmo se há falta de sexo por muito tempo no relacionamento, muitos casais são fisicamente afetuosos um com o outro e obtém outras formas de prazer.

Dessa forma, podemos dizer que o sexo se torna um entre diversos quesitos que promovem a felicidade do casal.

No entanto, é preciso haver um equilíbrio entre esses prazeres sexuais e não sexuais, e a melhor maneira para conquistar isso é através da comunicação clara e do diálogo.

Por fim nos próximos textos queremos te levar a compreender melhor como acessar e aprimorar essa comunicação sexual identificar como aumentar a libido no relacionamento.

Afinal, você gostou dos fatores que influenciam em como aumentar a libido? Você concorda que o sexo não é a única fonte de prazer num relacionamento e que se pode recuperar o desejo sexual?

Saiba mais sobre os programas de terapia do Instituto do Casal, e tenha uma relação plena.

O Instituto do Casal auxilia no entendimento das relações. Nós, Denise Figueiredo e Marina Simas, sócias-diretoras do Instituto do Casal, podemos te ajudar! Entre em contato pelo e-mail contato@institutodocasal.com.br  ou pelo telefone: (11) 99404-2702.

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Instagram: www.instagram.com/institutodocasal    

Facebook: @institutodocasal  

6 respostas

  1. Boa noite
    Adorando todas as informações… estou em um momento do casamento, precisando de apimentar a relação, por isso a procura de suas dicas
    Estou tendo dificuldade de similar os 3 anéis??? É normal??? Parece que no exercício só sinto uma musculatura, que é a de travar o xixi

  2. Boa noite
    Adorando todas as informações… estou em um momento do casamento, precisando de apimentar a relação, por isso a procura de suas dicas
    Estou tendo dificuldade de similar os 3 anéis??? É normal??? Parece que no exercício só sinto uma musculatura, que é a de travar o xixi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×