7 dicas para passar mais tempo juntos

A correria do dia a dia, trabalho, estudos, desafio na criação de filhos e tarefas domésticas podem ser exaustivas para o relacionamento de qualquer casal.

Contudo, parceiros que encontram tempo para fazer programas a sós, pelo menos uma vez por semana, são mais felizes e sexualmente mais satisfeitos que aqueles que não conseguem dedicar um tempo exclusivo para o relacionamento, para se reconectarem. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.

Como aumentar a qualidade do seu relacionamento

  1. Almoçar juntos

    A princípio, muitos casais, principalmente aqueles que têm filhos, podem ter dificuldade em fazer refeições em que possam conversar mais intimamente. Uma boa maneira de resolver esse conflito é definir um dia da semana para almoçar. Colocar na agenda? Sim, por que não? Compromissos importantes fazem parte de nossa agenda diária e/ou semanal e podem produzir muita diferença na qualidade de sua relação. Se não for possível almoçar, o casal poderá no exercício do diálogo adaptar o melhor horário pra esta refeição a dois.

  2. Dividir as tarefas domésticas

    Sabemos que as tarefas domésticas ocupam um espaço na vida de qualquer casal. Que tal lançar desafios um para o outro e transformar essa atividade (supermercado, limpeza, arrumação da casa, etc.) em algo mais divertido e prazeroso para se fazer a dois? Dessa forma, cada um pode se responsabilizar por uma parte do serviço, por exemplo. Cozinhar juntos também pode ser interessante e um ótimo momento para conversar e aprender novas habilidades.

  3. Priorizar as atividades

    Muitas vezes é preciso identificar o que é importante e o que pode ser deixado para depois. Faça uma lista e classifique as atividades em importantes, urgentes e adiáveis e divida com seu parceiro ou com sua parceira. Sendo assim, criem uma lista do casal, que contribuirá para o aumento da intimidade e da empatia como competência essencial em um relacionamento de qualidade.

  4. Ter uma rede de apoio

    Para os casais que têm filhos, o tempo a sós pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, é muito importante contar com uma rede de apoio, como avós, tios, irmãos, que possam tomar conta das crianças para que o casal faça algum programa a dois. Comecem do mais simples, como por exemplo, tomar um sorvete juntos, um café na padaria ou simplesmente uma volta a pé próximo da residência.

  5. Acompanhe

    Acompanhar o parceiro /e ou parceira em uma atividade é uma boa maneira de passar mais tempo junto. Lembre-se do tempo de namoro, em que geralmente o casal se esforçava para estar ao lado um do outro. Então, mesmo que você participe de alguma atividade que não goste, lembre-se que o objetivo final é passar mais tempo ao lado dele/dela.

  6. Hobby

    Aulas de dança, canto, caminhadas, curso de culinária. Encontre uma atividade que seja de interesse de ambos. A novidade será boa para a relação e aumenta o tempo que o casal pode passar junto

  7. Hora da cama

    O dia foi corrido e tudo que você quer é a cama? Então aproveite para estar perto do seu parceiro, dar e receber carinhos e conversar, nem que seja por alguns minutos. O toque desencadeia uma série de reações no organismo. Assim, o cérebro libera endorfinas, que dá a sensação de prazer e bem-estar, por exemplo. Muito mais que o sexo, o toque pode ser vivenciado como uma demonstração de amor e conexão.

 

Portanto, um dos pontos importantes sobre o tempo dedicado ao relacionamento é que sair sem os filhos, amigos ou outras pessoas permite ao casal se aproximar, mantendo ou resgatando espaços de intimidade na relação a dois, podendo compartilhar as angústias, as alegrais, os sonhos e tudo aquilo que envolve a conjugalidade.

Confira em nosso blog outros assuntos que podem te ajudar!
Tem dúvidas de como lidar com esse processo? Nós, Denise Figueiredo e Marina Simas, sócias-diretoras do Instituto do Casal, podemos te ajudar!
Entre em contato pelo e-mail contato@institutodocasal.com.br  ou pelo telefone: (11) 99404-2702

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/institutodocasal

Facebook: https://www.facebook.com/institutodocasal

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×