03/10/2016

Marina Simas de Lima

marina-487

Mestre em Psicologia Clínica; título de especialista pelo CRP em Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional; especialista em Sexualidade Humana e especialista em Terapia de Casal e Família. Cofundadora do Instituto do Casal, atua como Terapeuta de Casais, de família, individual, além de ser palestrante e autora de livros, artigos e jogos. É consultora do Par Perfeito. 

Biografia

Marina se formou em Psicologia pela Universidade Paulista, em 1994. Ainda na faculdade, começou a trabalhar com o médico psiquiatra, Dr. Paulo Gaudêncio. Com ele, Marina desenvolveu trabalhos na área de Psicologia clínica e organizacional. Na mesma época, a psicóloga se especializou em Sexualidade Humana no Instituto Kaplan, tendo como professor o médico Dr. Moacir Costa.

Logo após o curso, Marina começou a trabalhar no Instituto Kaplan, no Ambulatório de Sexualidade Masculina e depois passou a coordenar este mesmo Ambulatório.

Outro projeto muito relevante foi a formação de 95 instrutores e 118 agentes multiplicadores do sistema prisional brasileiro. Marina desenvolveu os educadores que replicaram os conhecimentos sobre DST-AIDS, drogas e direitos humanos para mais de 29 mil alunos presos. Na sequência ministrou “ curso Empreendedora”, e realizou pesquisa qualitativa e quantitativa no Secretaria de Administração Penitenciária.

Participou também do projeto “Caravana da Saúde”, com patrocínio de um laboratório farmacêutico. O projeto visava atender à população nas grandes cidades em praias ou em praças abordando o tema sexualidade como um todo.

Durante três anos, coordenou o projeto “Homens que fazem sexo com homens”, do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Kaplan. Ao longo de sua carreira, Marina ministrou inúmeros cursos e palestras sobre prevenção de DST-AIDS, para todos os tipos de públicos, incluindo adolescentes e grandes empresas.

Ministrou ainda cursos sobre Diversidade, em parceria com a Febraban e sobre recursos humanos voltado para clínicas médicas em parceria com a Interact.

Vida acadêmica e publicações

Em 2004/2005 Marina realizou sua segunda especialização em Sexualidade Humana, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), coordenado pela médica Dra. Carmita Abdo.

Marina também se especializou em Terapia de Casal e Família pela PUC-SP, assim como concluiu seu Mestrado em Psicologia Clínica, Núcleo Família e Comunidade pela mesma Universidade.

Em 2012, obteve sua Certificação internacional em Terapia Colaborativa pelo Interface/Houston Galveston Institute.

Ao lado do médico Paulo Gaudêncio, escreveu dois livros: “Manual do Prazer” e “Manual do Prazer para Mulheres”. É autora do livro “Maternidade tardia”, resultado de uma pesquisa que buscou entender porque as mulheres hoje estão sendo mães cada vez mais tarde.

Juntamente com Denise Miranda de Figueiredo, escreveu e publicou o jogo “Puxa Conversa Casal”, lançado em 2016.

Participou de vários programas de TV e rádio falando sobre sexualidade humana e foi colunista do jornal O Dia (RJ), assim como da revista Nova Escola.

Participa de diferentes Congressos e Simpósios no Brasil e exterior, sempre com o objetivo de trocar e agregar conhecimentos. É associada a Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF).

Em 2017, participou do 6th International Advanced Intensive Program in Family and Couple Therapy, no Chicago Center For Family Health.

Compartilhe no

 

Responsável Técnico: Marina Simas de Lima – CRP 0644524-5

Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.

Termos e Serviços