03/10/2016

Denise Miranda de Figueiredo

marina

Doutora em Psicologia Clínica, mestre em Psicologia Social e especialista em Terapia de Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- SP). Cofundadora do Instituto do Casal, atua como Terapeuta de Casais, de família, individual, além de ser palestrante e autora de livros, artigos e jogos.

Biografia

Após concluir a graduação em Psicologia, em 1994, Denise realizou um projeto de intercâmbio de nove meses nos Estados Unidos, no Dominican University of Califórnia. Além de se aprimorar na língua inglesa, Denise teve a oportunidade de acompanhar atendimentos a grupos de imigrantes dependentes químicos.

Depois de retornar ao Brasil, finalizou sua especialização em Psicodrama e Sociodrama, em 1997. Na mesma época, ingressou no Instituto Kaplan, participando de várias atividades, como projetos educacionais que visavam ao resgate de sonhos e de valores de jovens brasileiros, com destaque para três jogos educacionais: Aprendendo a Viver, Vale Sonhar e Valores em Jogo. Esses jogos tinham o objetivo de diminuir a vulnerabilidade de jovens à infecção por DST-AIDS, assim como prevenir a gravidez não planejada na adolescência.

Participou também do projeto “Caravana da Saúde”, com patrocínio de um laboratório farmacêutico. O projeto levava informações sobre sexualidade e prevenção de DST e AIDS para todas as regiões do país, além de abordar a sexualidade humana como um todo.

Denise teve a oportunidade de capacitar e supervisionar estudantes universitários no programa “Módulo Xingó”, da Universidade Solidária. Esses estudantes viajavam para regiões remotas do Brasil, levando informações sobre DST e AIDS para populações vulneráveis.

Outro projeto muito interessante que Denise participou foi um Sociodrama levado para as escolas públicas de São Paulo com o objetivo de diminuir a infecção por DST e AIDS, além de trabalhar as questões afetivas na adolescência. O projeto teve o financiamento da Fundação Elton John.

Um pouco mais sobre a vida acadêmica

Denise foi professora do curso de especialização para assistentes sociais do Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família (CEFATEF), em três módulos diferentes: Drogas e Dependência na Família; Iniciação ao Psicodrama e AIDS.

Realizou Mestrado em Psicologia Social na PUC-SP, com a tese: “O significado do amor em tempos de AIDS”. Fez também o curso de especialização em Terapia de Casal e Família na PUC-SP, com o tema de pesquisa sobre jovens intercambistas.

Concluiu seu Doutorado em Psicologia Clínica, com o tema de pesquisa voltado para os jovens africanos que realizam suas graduações no Brasil. A pesquisa virou um livro, chamado “Diálogo Intercultural: uma experiência transformadora”.

Foi convidada por um grupo da Unifesp para escrever um capítulo do livro “Sexualidade na família” O tema abordado foi “Adolescente: suas relações afetivas e sexuais e novas possibilidades de educação e saúde”.

Juntamente com Marina Simas de Lima escreveu e publicou o jogo “Puxa Conversa Casal”, lançado em 2016.

Participa de diferentes Congressos e Simpósios no Brasil e exterior sempre com o objetivo de trocar e agregar conhecimentos.

Em 2017, participou do 6th International Advanced Intensive Program in Family and Couple Therapy, no Chicago Center For Family Health.

 

Responsável Técnico: Marina Simas de Lima – CRP 0644524-5

Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.

Termos e Serviços